top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Dúvidas sobre consórcios contemplados: perguntas e respostas

Você sabe o que são consórcios contemplados? Essa é uma modalidade de compra que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, principalmente entre aqueles que querem adquirir bens de alto valor, como veículos, imóveis ou serviços.


Mas, afinal, como funcionam os consórcios contemplados? Quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de compra? Quais são os riscos e cuidados necessários? E como encontrar as melhores oportunidades de consórcios contemplados no mercado?

Neste artigo, vamos responder a essas e outras dúvidas sobre consórcios contemplados. Confira!

Uma mulher com a mão no queixo com semblante de dúvida/desconfiança

Uma das principais perguntas sobre consórcios contemplados: O que são?


Consórcios contemplados são cartas de crédito que já foram sorteadas ou contempladas por lance em um grupo de consórcio. Ou seja, são cotas de consórcio que já têm o valor liberado para a compra do bem ou serviço desejado.


Para entender melhor o que são consórcios contemplados, é preciso entender primeiro o que é um consórcio tradicional. Um consórcio é uma forma de compra parcelada e coletiva, na qual um grupo de pessoas se une para adquirir um mesmo tipo de bem ou serviço.


Cada participante do consórcio paga uma parcela mensal, que é destinada a um fundo comum. Esse fundo é usado para contemplar mensalmente alguns participantes por meio de sorteio ou lance. A contemplação é a liberação do crédito para a compra do bem ou serviço.


Os consórcios contemplados são aqueles que já passaram por essa etapa e já têm o crédito disponível. Eles podem ser vendidos por quem foi contemplado para quem quer comprar o bem ou serviço de forma imediata, sem precisar esperar pelo sorteio ou pelo lance.


Como funcionam os consórcios contemplados?


Essa é outra das principais perguntas sobre consórcios contemplados. Eles funcionam da seguinte forma: quem quer comprar um bem ou serviço com consórcio contemplado procura uma empresa que venda esse tipo de cota, como a Contemplado Digital, por exemplo.


A empresa oferece diversas opções de consórcios contemplados, de acordo com o valor, o prazo, a taxa de administração, e o tipo de bem ou serviço que o comprador deseja. O comprador escolhe a opção que mais lhe agrada e negocia as condições de pagamento com a empresa.


Após fechar o negócio, o comprador recebe a carta de crédito contemplada e pode usá-la para comprar o bem ou serviço que quiser, dentro das regras do consórcio. O comprador assume as parcelas restantes do consórcio até quitá-lo.


Quais são as vantagens dos consórcios contemplados?


Os consórcios contemplados oferecem diversas vantagens para quem quer comprar um bem ou serviço de alto valor. Veja algumas delas:

  • Possibilidade de comprar o bem ou serviço de forma imediata, sem depender de sorteio ou lance;

  • Economia de juros e entrada, que são cobrados em outras formas de financiamento;

  • Parcelas acessíveis e flexíveis, que podem ser ajustadas ao orçamento do comprador;

  • Diversidade de opções de bens e serviços que podem ser adquiridos com consórcio contemplado, como veículos, imóveis, viagens, cirurgias, etc.;

  • Segurança e garantia de uma empresa regulamentada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que fiscaliza e normatiza os consórcios no país.


Quais são as desvantagens dos consórcios contemplados?


Os consórcios contemplados também têm algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de optar por essa forma de compra. Veja algumas delas:

  • Risco de fraude, caso o comprador não verifique a procedência e a idoneidade da empresa que vende o consórcio contemplado;

  • Necessidade de pagar uma taxa de transferência para a administradora do consórcio, que varia de acordo com o valor da carta de crédito;

  • Cobrança de uma taxa de administração pelo consórcio, que é diluída nas parcelas e pode variar de acordo com a empresa e o plano escolhidos;

  • Limitação na escolha do bem ou serviço, que deve estar de acordo com o tipo e o valor da carta de crédito.

Como escolher a melhor opção de consórcio contemplado?


Para escolher a melhor opção de consórcio contemplado para o seu objetivo, é preciso levar em conta alguns fatores, como:

  • O valor da carta de crédito, que deve ser suficiente para comprar o bem ou serviço que você deseja;

  • O prazo de pagamento, que deve ser compatível com o seu planejamento financeiro;

  • A taxa de administração, que deve ser justa e competitiva em relação ao mercado;

  • A reputação da empresa que vende o consórcio contemplado, que deve ser confiável e transparente.

Além disso, é importante pesquisar e comparar as ofertas disponíveis no mercado, negociar as melhores condições de pagamento, verificar a procedência da carta de crédito, e fazer uma vistoria no bem antes de comprá-lo.


Conclusão


Os consórcios contemplados são uma forma de compra que pode trazer muitas vantagens para quem quer adquirir bens ou serviços de alto valor. Porém, é preciso ter cuidado e atenção na hora de escolher essa modalidade, pois também existem alguns riscos e desvantagens.


Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre consórcios contemplados. Se você ficou interessado em conhecer as melhores ofertas do mercado, entre em contato com a Contemplado Digital, uma empresa especializada em consórcios contemplados para veículos, imóveis e serviços.


A Contemplado Digital oferece as melhores oportunidades em consórcios contemplados, com parcelas acessíveis, taxas competitivas, e segurança garantida. Além disso, a Contemplado Digital fornece informações e dicas sobre consórcios, consórcios contemplados e muito mais em seu site e nas redes sociais.


Referências


Comments


bottom of page