top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

O mercado das cartas de crédito de consórcio contempladas

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Se você ainda não sabe muito bem como o consórcio funciona, ou o mercado das cartas de crédito, fique tranquilo, nós vamos explicar resumidamente. Trata-se de uma modalidade de aquisição na qual várias pessoas possuem o objetivo de adquirir um bem ou serviço comum. Todo mês os integrantes desse grupo de pessoas contribui com um valor previamente acordado formando uma poupança comum a todos.

Uma mulher segurando várias notas de dinheiro em formato de leque

Na data estipulada em contrato é realizado um sorteio onde uma dessas pessoas será contemplada. Até o final do período, determinado em contrato, todos terão acesso à sua carta de crédito e poderão adquirir o bem ou serviço desejado.


Para aumentar as chances de ser contemplado existe a possibilidade de realizar ofertas através de lances. São valores oferecidos pelo participante como antecipação das parcelas do consórcio. Existem consórcios de diversos tipos de bens, como carros, motos, caminhões, casas, apartamentos, prédios comerciais e até serviços, como viagens, tratamentos estéticos, etc.


O interessante é que é possível adquirir uma carta de crédito já contemplada. Isso mesmo que você leu. Comprando uma carta de crédito contemplada o comprador ganha vantagens na hora da compra do bem que deseja adquirir. Além disso, ele não precisa mais esperar ser sorteado ou se preocupar em dar lances.

O titular tem permissão de transferir a sua carta de crédito contemplada para um terceiro. Após a transferência o novo dono tem os mesmos direitos sob o valor da carta e pode adquirir o bem.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do mercado das cartas de crédito?

Vantagens

  • Acesso ao crédito imediato;

  • O poder de negociação é maior, há a possibilidade de comprar à vista;

  • Não há incidência de juros, como no financiamento, por exemplo.

Desvantagens

  • Você pode ser vítima de golpe. Há quem negocie cartas de crédito falsas ou com restrições que impossibilitam o acesso ao valor;

  • Para ter acesso a carta contemplada, é comum ser cobrado cerca de 30% a mais do valor do crédito.

Cuidado com o mercado das cartas de crédito


Tome cuidado ao adquirir uma carta de crédito contemplada. Confira toda a documentação antes de fechar negócio. Solicite ao consorciado a cópia do regulamento do consórcio, os extratos dos pagamentos, a declaração de contemplação e o crédito disponível. Use a administradora do consórcio como intermediária do negócio. No caso de dúvidas, recorra a um representante de confiança para esclarecer todos os pontos.

Fontes: Conseg e Racon.


19 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page