top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Consórcio é um bom investimento para 2023?

Atualizado: 4 de set. de 2023

O consórcio é um investimento muito usado em território brasileiro. Muito versátil, as taxas de juros não existem nesse tipo de investimento.

Há apenas taxas de administração, o que faz dele um excelente investimento para quem deseja realizar o sonho da casa própria, por exemplo. Ou ainda para quem quer investir no ramo imobiliário.

Você adquire sua carta contemplada e pode, depois, vendê-la (saiba mais no blog anterior). As vantagens de um consórcio são muito grandes em adquirir um patrimônio. Isso porque não se paga os juros altos de um empréstimo bancário.


Um casal trabalhando em seus notebooks e sorrindo

Como um consórcio funciona?

Um consórcio funciona de uma maneira muito interessante. Ele é uma grande reunião de esforços para que todos consigam adquirir um bem.

Como todos estão em busca de investir, cada um contribui o quanto pode. Isso faz com que você tenha a possibilidade nunca antes imaginada de adquirir seu imóvel ou automóvel, por exemplo. E tudo isso de uma maneira tranquila e com a ajuda de um grupo de pessoas. Isso potencializa muito o ganho.

É através dessa contribuição coletiva que você e outros irão adquirir o bem com uma tranquilidade bem maior diante de outras opções. Uma delas é o empréstimo. Esse investimento é muito inferior na maioria das vezes, em comparação com o consórcio.


Instituições de administradoras de consórcio

Há cerca de 60 anos existe a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). Ela busca representar e desenvolver os consórcios e o sistema brasileiro de consórcios. Para isso, ela lista as principais empresas de consórcio e as suas administradoras.

Isso demonstra que existe um acompanhamento entre a ABAC e as administradoras. Essa parceria e contato direto faz uma parte importante do processo de tornar idôneo o consórcio.

A Associação promove cursos, palestras, vídeos no canal do YouTube, assessoria e atendimento ao cliente. Dessa forma, todo o cliente ganha uma confiança maior nos consórcios. A ABAC é uma entidade séria e transparente.


Por que existe tanto consórcio?


O grande número de consórcios não é um fato ruim, porque existe Lei Nacional para a categoria desde 1974. Isso torna o investimento ainda mais seguro.

Primeiro, pelo respeito das empresas em relação à lei, você pode ter certeza de que as agências de consórcio vão respeitar a lei. Existem muitos dispositivos legais para isso. A própria Constituição protege o consumidor de eventuais problemas com esse tipo de investimento.

Em segundo lugar é pela própria lei em si, o investimento se torna seguro por causa dela. Você pode se proteger com todas as garantias de preservação dos seus direitos. Assim, você tem certeza de que nunca será pego de surpresa sobre como assegurar seus direitos.


Quais as formas de contemplação existem?


Os tipos de consórcios existentes são dois. Isso porque você pode escolher duas opções normalmente, além da carta já contemplada. Lembrando que nesse caso a taxa de compra já fica um pouco maior que o consórcio. No entanto, fica normalmente abaixo de um empréstimo.

Os dois tipos de consórcios que você pode investir são: por lance e por sorteio. O primeiro é ideal para quem deseja obter a carta de crédito mais rapidamente. Obviamente, tendo condições de fazer um investimento maior. Nas reuniões do consórcio você dá o lance e fica mais perto de ser premiado. É importante dizer que não existe data certa para adquirir o prêmio antecipado. A grande vantagem aqui é você fazer aportes maiores. Assim, você poderá receber antes do que a maioria das pessoas que investem.

Em segundo lugar, o consórcio por sorteio é aquele mais comum. Sua grande vantagem é você poder pagar com calma e ser contemplado até uma data, a princípio. Só que você pode ser sorteado numa das reuniões periódicas que acontecem. Então, você pode pegar o seu carro ou casa ou outro bem muito antes da data da contemplação! Isso é realmente muito animador e faz com que o consórcio continue sendo um investimento muito atrativo.


É um bom investimento para mim?


O consórcio não tem exigências grandes e é conhecido como um investimento bem aberto. Você pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. Ou seja, uma pessoa que trabalha em algum estabelecimento como trabalhador, ou ainda um empresário. Qualquer um pode investir! Isso porque o consórcio se trata de uma reunião de pessoas que querem aquele bem a longo prazo.

Tanto pagando parcelas pequenas como no consórcio por sorteio, como dando lances maiores que a parcela para buscar a contemplação antes. Ou ainda adquirindo uma carta de crédito contemplada para sair com as chaves na mão. Todas essas opções incríveis estão à disposição para você.

Desde que você seja maior de idade ou um jovem maior de 16 que seja emacipado, não há impedimentos para você entrar num consórcio. Cada empresa tem suas preferências e pode ser que essa abertura não se aplique a todas elas. É, claro, as regras para iniciar um consórcio mudam de administradora para administradora, mas em âmbito geral é para todos e todas.

Na Contemplado Digital, você pode adquirir sua carta contemplada ou fazer um consórcio agora mesmo!


O consórcio é um bom investimento para 2023?


Só que talvez você ainda esteja com a seguinte dúvida: será que o consórcio é um investimento bom para 2023? Sua preocupação é correta, visto que estamos em grandes transformações sociais e tecnológicas no mundo todo.

A grande facilidade com que se apresenta para todos os investidores que desejam adquirir um bem é uma grande vantagem. Seja um imóvel, automóvel ou um motor home, o consórcio é muito versátil e recomendado.

Grandes sonhos precisam de um planejamento um pouco maior. Só que eles não precisam doer tanto no bolso, não é mesmo? Por isso mesmo que o consórcio é muito recomendado ainda em 2023. Além do mais, em períodos em que a economia está mais agitada, você pode optar por uma carta contemplada, por exemplo. Em especial caso queira adquirir o bem logo.

Isso porque o consórcio não tem taxa de juros nem entrada. Isso mesmo! Diferentemente da grande maioria dos investimentos que você pode ver por aí, não tem taxa de juros nem entrada!

Isso torna um investimento único e que cabe no seu bolso. Da mesma forma, a carta contemplada tem vantagens incríveis. Isso porque ela é mais em conta em comparação com um empréstimo do banco da sua cidade. Ela também proporciona a você um bem em ótimo estado, novinho, 0km, por um preço muito atrativo. Adquira já sua carta contemplada ou faça um consórcio hoje mesmo!

14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page