top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Consórcio contemplado: tudo que você precisa saber

Atualizado: 4 de set. de 2023

A compra e venda de cartas de consórcio contempladas tem crescido no Brasil e as dúvidas não param de surgir. Quer entender melhor do que se trata a compra e venda de consórcios contemplados? Então segue o texto.

Uma mesa com gráficos, dinheiro, calculadora e um carro e uma casa em miniaturas.

Antes de explicarmos o que é o consórcio contemplado, é preciso que você entenda o que é consórcio. O consórcio é uma modalidade de compra onde pessoas se juntam formando uma espécie de poupança. Durante um período pré-determinado, são feitas contribuições mensais pelos membros do grupo para arrecadar o valor necessário para a compra do bem. A cada rodada membros serão selecionados, por sorteio ou leilão, para receber a carta de crédito para compra do produto ou serviço.

O que é um consórcio contemplado?

O consórcio contemplado nada mais é do que uma cota que já foi selecionada para receber o valor do produto do consórcio. Também conhecida como carta contemplada, a carta é um documento recebido pelo consorciado sorteado ou que teve o lance vencedor da rodada para acessar o crédito ao produto ou serviço.

Posso comprar uma cota de consórcio contemplado?

Sim! É possível comprar uma carta de consórcio contemplado.

Quando um consorciado é selecionado para receber sua carta, mas não tem mais interesse em utilizar o crédito, ele pode fazer a venda da carta de crédito contemplada.

A transferência da titularidade da carta é feita após a transação entre os interessados e é necessário ser feita a aprovação da administradora para o uso do crédito. Mas é preciso lembrar que, após a venda, o comprador da carta assume as responsabilidades de pagamento das parcelas do consórcio até o final do contrato.


Compra de cota de consórcio contemplado: como evitar golpes?


Como qualquer tipo de transação, a compra de cartas contempladas deve ser feita com atenção para evitar golpes. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas na hora de verificar se a carta é verdadeira.

Caso a compra seja feita diretamente com o consorciado dono da cota, peça ao vendedor dados como nome da administradora do consórcio, tipo de consórcio e valor da carta. Com essas informações em mãos, verifique junto ao Banco Central se a administradora do consórcio realmente existe e se tem autorização para operação oferecida pela instituição financeira.

Entre em contato com a administradora do consórcio por seus canais oficiais e verifique se a transferência de titularidade é feita pela administradora. De acordo com a Lei de Consórcios, a transferência da carta pode ser feita somente com a autorização da administradora.

Opte por fazer a transação por uma vendedora de cartas contempladas de confiança. Ela vai te orientar para que o processo seja feito com segurança e sem transtornos. Na hora de selecionar a empresa, consulte o CNPJ para verificar a situação cadastral.

A Contemplado Digital está há mais de 5 anos no mercado de vendas de consórcios contemplados e oferece as melhores ofertas para você comprar a sua carta contemplada com segurança. Entre em contato com a gente!

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page