top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Conheça mais possibilidades do consórcio

Atualizado: 7 de ago. de 2023

O consórcio é uma modalidade específica que possui legislação própria e diversas normas editadas pelo Banco Central (BC). Ele possui várias regras que geralmente são desconhecidas por grande parte das pessoas. A intenção deste texto é revelar algumas dessas regras para quem ainda é novo nessa forma de investimento.

Por exemplo, você sabia que pode adquirir com o consórcio bens já usados? Mais possibilidades do consórcio, você vê aqui no Contemplado Digital. Os créditos vinculados à aquisição de veículos automotores, aeronaves, embarcações, máquinas, equipamentos e imóveis possibilitam que o consorciado adquira bens usados ou seminovos. Vale notar que a administradora geralmente fixa, em contrato, quais são as regras quanto ao tempo de uso desses bens.

Essa modalidade permite que você adquira um bem diferente daquele referenciado, desde que pertencente à mesma categoria, e escolha o fornecedor de sua preferência. Dessa forma, mesmo que você tenha feito um consórcio para comprar um carro, você pode optar por uma moto, por exemplo, com a mesma carta de crédito, já que ambos fazem parte da mesma categoria. Se você está com dúvidas em relação às categorias, acesse esse aqui para saber mais. Ah, e independente da administradora você tem o direito de escolher quem será o seu fornecedor, ou prestador de serviço.

Carros e motos em um estacionamento

Uma regra bastante pertinente, mas que poucos têm conhecimento, é que você pode retirar o crédito em dinheiro. Calma lá, existem algumas regrinhas para você poder fazer isso. Você precisa ter quitado todo o saldo devedor e é necessário que tenha passado os 180 dias da data da assembleia de contemplação e, mesmo que seja permitido, o ideal é que algo seja adquirido, um bem ou uma contratação de serviço.

Você pode usar o crédito para quitar um financiamento se você quiser. Olha só que ideia interessante! Mas existem alguns detalhes importantes: você só pode utilizar o crédito para quitar um financiamento do mesmo tipo de bem, ou seja, um consórcio de veículo só poderá quitar um financiamento de veículo e não de outras modalidades. Outra questão é que essa possibilidade está sujeita a aprovação da administradora e deve respeitar todas as condições estabelecidas no contrato.

Além disso, você não é obrigado a utilizar o valor total da sua carta de crédito, você pode usar até 10% do valor para outros fins. É muito comum que este valor seja utilizado para as despesas relacionadas à aquisição do bem, ou serviço. Vamos citar alguns exemplos: transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro de seguro, etc.

Todas essas possibilidades de uso do crédito constam da Lei 11.795/08 (Lei do Sistema de Consórcios) e da Circular BC 3.432/08 e são regulamentadas pelo BC. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato conosco em nosso site, através do Whatsapp 55 54 9 9243-0043.

Fontes: ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios

Ololu - Plataforma Digital

Entre em contato conosco e continue nos acompanhando nas redes sociais Instagram e Facebook.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page