top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Como transformar cartas de consórcio em dinheiro de forma fácil e rápida

Atualizado: 4 de set. de 2023

Consórcio é uma modalidade muito usada para investimentos que proporciona ao consorciado uma aquisição dos bens desejados. É a melhor maneira de você conquistar um bem, seja ele um serviço ou imóvel ou automóvel. Esse tipo de investimento não é novo e nasceu no Brasil. Por ser constitucionalizado pela Lei Nacional para a categoria desde 1974, esse investimento tornou-se muito popular no país. Promete permanecer como uma das mais seguras maneiras de se obter uma poupança para que você conquiste aquele bem dos sonhos. Com o objetivo de informar para você o quanto esse tipo de poupança pode ser usado de maneira estratégica, fizemos este blog.

Especialmente se você tem investimento em consórcio, você verá que esse blog é a sua cara. Isso porque o consórcio, muitas vezes, é usado como um tipo de poupança. No entanto, você vai ver que ele pode ser mais do que isso. O consórcio pode literalmente livrar você de dívidas que estão acumuladas. Você poderá trocar seu bem por dinheiro, e quitar sua dívida, por exemplo. Além disso, você pode usar esse dinheiro para comprar um outro bem. Atualmente, um pagamento de empréstimos pode ser muito pesado para uma empresa, visto que os juros são altos para qualquer financiamento a médio ou longo prazo. Por isso, a nossa consorciadora vai detalhar para você o que é essa modalidade de investimento que possibilita a você esses benefícios e muitos outros mais.


Duas mãos em formato de concha para segurar moedas que estão caindo

Nesse blog, você aprenderá como usar sua carta de consórcio de carros para investir na sua casa ou fazer outro tipo de investimento. Você descobrirá o que chamamos de segredo. Trata-se de processo 100% dentro da legislação brasileira. Você aprenderá com detalhes sobre como levantar o crédito do consórcio através do próprio bem. Esse tipo de investimento é totalmente acessível também. Isso porque basta sua determinação em atingir esse objetivo.


O principal requisito para transformar cartas de consórcio em dinheiro


Existe um primeiro requisito para fazer um negócio de transação em que você ganhe dinheiro. Esse pré-requisito é crucial e sem ele não há como usar esse método. Preste bastante atenção nesse ponto, pois disso depende se você iniciará ou não essa transação. Você precisa ter um bem para alienar. Sem essa demanda resolvida, é impossível que você consiga negociar com a consorciadora. Isso porque é impossível que essa seja a única “obrigação” que pedirão a você. Vale destacar, também, que ele precisa ser seu. Você não poderá comprar um novo, só funciona se pertencer a você.

Qual bem você disponibilizará

Além de ter um bem imóvel ou automóvel, você precisa saber uma informação muito importante. Para que você possa transformar suas cartas de consórcio em dinheiro, você precisa indicar qual bem você utilizará. Isso parece óbvio, só que é crucial para que você seja aprovado pela consorciadora. Isso porque se o bem tiver um valor muito diferente do quanto você precisa para quitar sua dívida, ficará difícil para a empresa aprovar sua proposta de transação. Por exemplo, se seu bem for um imóvel que está cotado em 500 mil reais e seja essa a dívida ou um valor semelhante necessário para investir em outro bem. Neste caso, você estará apto para fazer esse tipo de transação sem problemas.

Uma motocicleta e um carro estacionados lado a lado

Empresa especializada nesse processo


Empresa que seja especializada para que você seja bem direcionado. Se você acompanhou até aqui deu para ver que a transação, embora possível, está cheia de regrinhas e detalhes que são impossíveis de captar rapidamente. Então você precisará de uma empresa que seja bastante consciente da legislação brasileira, por exemplo, que tem vários detalhes sobre isso. Além isso, nem todas as empresas fazem esse processo de maneira fácil e rápida, como costumamos aprovar aqui no Contemplado Digital.

O que é?


Esse tipo de transação acontece quando você tem uma carta contemplada. Basicamente, esse tipo de investimento pode acontecer quando você deseja comprar um outro bem ou quitar parcelas. Ele é muito indicado especialmente para empresários que não querem sofrer com os juros altos de um financiamento, por exemplo. Assim, você garante mais prazo para pagamento.

Como funciona?


Você pode transformar sua carta em dinheiro de várias maneiras. O Índice Nacional de Custo da Construção Civil - INCC (imóveis), ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo IPCA (veículos) são baseados em volume de construção e utilização. Se você quer investir em um imóvel para alugá-lo e ter uma renda extra, você pode levantar o capital através de caminhões quitados, por exemplo, e adquirir à vista, ter poder de negociação, e outras vantagens.

A operação de compra e venda pode acontecer de até três formas diferentes. A primeira é a operação de compra e venda entre um parente seu e você. A segunda opção que você utilizar é sua própria empresa os sócios dessa empresa. Ou ainda, por último, entre empresa e empresa.

Esse tipo de operação também chamada de triangulação. Importante enfatizar que você deve fazer essa transação com um bem que já pertence a você. Ela é muito indicada para prevenção e diminuição. É possível reduzir, antecipar ou quitar as parcelas sem juros ou IOF.

Sucesso desse tipo de investimento


Esse tipo de operação pode ser feita de várias maneiras, dependendo da necessidade de cada pessoa e do seu perfil. Visto que a tendência do mercado atualmente tem uma média de reajuste de imóvel no Brasil foi de 6% em 2022. Isso quer dizer duas coisas: fazer um empréstimo pode ser muito caro e não valer a pena – é o que acontece na maioria das vezes, por causa dos juros compostos dessa categoria. Por outro lado, você pode fazer render seu dinheiro a longo prazo adquirindo um imóvel através da sua carta já contemplada.

387 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page