top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

Aumento de juros na taxa SELIC

Atualizado: 4 de set. de 2023

A taxa SELIC é uma das taxas mais observadas pelo mercado financeiro. Mês após mês, o Banco Central, através do COPOM (Comitê de Política Monetária) reúne-se para emitir dados e tomar decisões sobre várias taxas, como a SELIC, o IPCA e outros indicadores. Esses números dão direcionamento de decisões para várias áreas do mercado financeiro.

Os especialistas do COPOM fazem uma análise através de inúmeros dados como a inflação e o PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo. Desde investidores na Bolsa de Valores até pessoas comuns podem fazer uso dos dados de taxas como a SELIC. Eles também são importantes para definir a percepção das pessoas sobre a economia de um país.

Sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia a taxa SELIC é uma taxa de juros que dá embasamento para a inflação. Por isso, ela é tão relevante para os financiamentos, empréstimos e consórcios. Pode-se dizer que a taxa SELIC influencia muito em praticamente tudo o que envolve nossa economia atual.


Uma pessoa fazendo cálculos conferindo em uma folha de planilha impressa

Portanto, é muito importante que você observe como fazer um investimento em consórcio se beneficiando desse contexto. Se você deseja realizar da melhor maneira o seu sonho, então siga lendo esse blog!

Existem muitas vantagens em fazer consórcio com a alta dessa taxa tão importante. Dentre as diversas vantagens de realizar consórcio com a alta da taxa SELIC, você aprenderá quatro delas. Separamos as mais especiais para que você saiba os benefícios de fazer um consórcio ainda nesse ano.

Poder de compra aumentado com o aumento de juros na taxa SELIC

Com a taxa SELIC em alta, é uma boa oportunidade para você fazer um investimento em imóveis. Isso porque a taxa SELIC também influencia no aumento da taxa de juros. Isso faz com que um empréstimo valha menos a pena que um consórcio. Como já explicamos aqui, um consórcio possibilita você ter apenas uma taxa de administração, sem necessidade de pagar altas taxas de juros compostos.

Economia de dinheiro

Com a possibilidade de economizar dinheiro, fica bem mais fácil de ser convencido a comprar um consórcio, não é verdade? A economia de dinheiro adquirindo um consórcio é um dos benefícios da taxa SELIC aumentando. Isso porque, em relação a um financiamento, o consórcio tem uma taxa de juros bem menor. Isso torna tudo bem mais fácil. Você pode planejar a aquisição do seu imóvel e pagar aos pouquinhos até que você seja contemplado. Isso torna o processo muito mais tranquilo, sem você depender de altas taxas de juros compostos que os bancos forçam você a pagar. O consórcio é de fato muito mais atrativo que a maioria dos investimentos.

Possibilidade de investimento

A possibilidade de investimento também é uma grande vantagem do aumento de juros na taxa SELIC em relação ao consórcio. Isso porque as opções de investimento ficam mais atrativas com a alta desse indicador. Isso porque a alta da SELIC torna o financiamento muito mais complicado de ser feito. A questão é que a alta também influencia no crescimento da taxa de juros. Como a taxa de juros na modalidade do empréstimo é maior que o normal, num consórcio essa taxa não existe. Você só paga a taxa de administração.

Flexibilidade na escolha do bem

Uma grande vantagem é a flexibilidade na escolha do seu bem. Isso faz com que você consiga negociar direto com o vendedor. Outra questão é que você pode, ao ser contemplado, escolher outro bem. Isso porque, com a carta contemplada, suas possibilidades de investimento são muitas. Sim, você pode, por exemplo, utilizar o valor da sua carta contemplada em outros bens. Já falamos sobre isso e você pode acompanhar aqui. Assim, você não necessita de um empréstimo bancário. Dessa forma, você pode perceber que não se trata apenas de uma das opções. Fazer um grande negócio com mais flexibilidade é possível no consórcio.

Planejamento financeiro

Outra vantagem é que você poderá planejar a médio e longo prazo as suas finanças. Dessa maneira, o planejamento financeiro é parte do seu dia a dia, e não é apenas importante na questão de consumo. Você precisa de planejamento financeiro para seus planos.

Como a empresa especialista em comercializar cartas de consórcio contempladas pode ajudar?

A Contemplado Digital oferece a você diversas oportunidades pra você investir em consórcio. Escolher o consórcio ideal para você diante do cenário da alta da SELIC pode ser difícil, mas é possível. Com a Contemplado Digital, você tem a chance de ter uma análise gratuita. Ou seja, a Contemplado vai ajudar você a pensar em como você pode garantir o consórcio que seja de acordo com seu perfil. Isso tudo sem precisar ter sua renda e condições analisadas a fundo, como num empréstimo ou num financiamento. Isso dá mais tranquilidade a você, e permite que você não faça escolhas precipitadas. Com o reajuste da taxa SELIC, é importantíssimo você receber auxílio para tomar decisões bem fundamentadas.

Dicas para saber como adquirir uma carta de consórcio

A primeira dica é você listar seus objetivos. Questões como: você precisa de um automóvel ou, de repente, de um imóvel são importantes. Entretanto, a versatilidade da modalidade do consórcio permite que você escolha qual vai ser o ser bem a ser desfrutado inclusive no final.

A segunda dica é pesquisar sobre o assunto e se informar mais. De fato, com pouca informação fica ainda mais complexa a escolha. Isso porque existem muitas mentiras a respeito de consórcios. Manter-se atento a essas coisas é essencial. No nosso blog você encontra inúmeras respostas para as principais perguntas sobre o tema.

A terceira é procurar uma casa de consórcios que dê essa oportunidade a você. A Contemplado Digital vai proporcionar a você toda a tranquilidade de se fazer um consórcio com a tranquilidade der que você está investindo corretamente.

Nesse blog você aprendeu o que é a taxa SELIC, como ela faz diferença na sua vida e como ela é importante para os consórcios. Além disso, você viu algumas vantagens de usar a alta da taxa SELIC como melhor tempo para investir em um consórcio. Agora você pode fazer uma boa escolha em relação a investir em um consórcio.

Quer saber mais?

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page