top of page
Buscar
  • Foto do escritorContemplado Digital

5 dúvidas frequentes sobre consórcios

Atualizado: 4 de set. de 2023

O consórcio é uma modalidade de compra e venda bastante popular no Brasil, entretanto, ainda é motivo de muitas dúvidas. Para te ajudar a entender melhor sobre essa forma de negociação, selecionamos 5 dúvidas para esclarecer.

Várias pessoas com ar de dúvida e pontos de interrogação próximos à cabeça

1. A primeira das dúvidas frequentes sobre consórcios: O que é um consórcio?


O consórcio é uma modalidade de compra na qual pessoas físicas ou jurídicas se juntam para adquirir bens móveis, imóveis ou serviços. Durante um período pré-determinado, são feitas contribuições mensais, por cada membro do grupo, para arrecadar o valor necessário do bem ou serviço escolhido.

A seleção de quem receberá o produto em cada rodada é feita por sorteio ou leilão e a gestão destes grupos é feita por administradoras de consórcios, que precisam de autorização do Banco Central para funcionar e são fiscalizadas pela autoridade monetária.


2. Como aderir a um consórcio?

Essa é a segunda das dúvidas frequentes sobre consórcios. Para aderir a um consórcio, antes de tudo, é preciso pesquisar a instituição que possui as condições e planos que se encaixam ao seu orçamento. Após selecionar o plano que se adequa às suas necessidades, é preciso averiguar se a instituição é credenciada ao Banco Central. Feito isso, você pode entrar em contato com a instituição para verificar o contrato e condições de adesão, que variam de instituição para instituição. Alguns pontos importantes para se observar no contrato são: período de duração do grupo, periodicidade das assembleias gerais, valor das prestações, reajustes de prestações, condições de contemplação e taxa de administração. Após feita uma análise cuidadosa do contrato, você poderá aderir ao consórcio desejado.


3. O que é o lance?


Uma forma de ser contemplado com o produto no consórcio, além da contemplação por sorteio, ela ocorre por meio de um lance. O lance permite que os participantes do consórcio ofereçam valores antecipando as prestações das parcelas. Funciona como uma espécie de leilão, quem oferecer o melhor valor, proporcional ao valor do consórcio e ao valor mensal pago, ganha a carta de crédito.


4. Quais os tipos de lance?


  • Livre: É o tipo de lance mais comum. Os consorciados podem dar qualquer oferta pela carta de crédito e o maior valor fica com a carta contemplada. Em caso de empate, a administradora definirá o vencedor de acordo com os critérios registrados em contrato.

  • Fixo: Nesse tipo de lance, é estabelecido um percentual fixo sobre o valor total do crédito. Ou seja, se o consórcio é para compra de um carro e o valor fixo de lance é de 30%, só é possível participar do leilão da carta, quem fizer uma oferta de 30% do valor total do veículo.

  • Embutido: Nesse caso, um percentual do valor da carta de crédito é usado pelo consorciado para fazer o lance. Dessa forma, o consorciado pode fazer uma oferta mesmo sem ter dinheiro em mãos. As regras dessa modalidade são definidas pelo contrato.

  • Lance com recursos do FGTS: Esse tipo de lance só pode ser feito, caso o consórcio seja para imóveis. Na hora do lance, o consorciado pode apresentar o extrato do seu FGTS para fazer a oferta. As regras que regem essa modalidade de lance são definidas pelo Estado, sendo assim, a legislação que rege o assunto deve ser consultada antes.


5. É possível comprar uma carta de consórcio já contemplada?


Sim, é possível comprar uma carta já contemplada. A modalidade de compra de carta contemplada foi criada para atender quem não tem tempo, ou paciência para esperar ser contemplado pelo consórcio. Uma vez que a carta é comprada já é possível adquirir o bem ou produto.


Quer saber mais sobre a compra de cartas contempladas? Entre em contato com a gente pelo nosso site!


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page